Qual o principal erro no Marketing Digital?

O marketing digital é ainda uma área relativamente nova e, por isso, não há ainda protocolos e métricas comprovadas que permitam que empresas e profissionais sigam metodologias, como ocorre na engenharia e na medicina. Além disso ainda está em constante evolução. Assim, é comum encontrarmos até mesmo grandes empresas, que investem pesado no digital, obtendo resultados incompatíveis com seu potencial.

O principal erro no marketing digital é investir MUITO nas plataformas e no conteúdo e POUCO em patrocínio nas mídias pagas. Ou ainda, patrocinar as mídias da forma errada. Assim, não conseguem atrair audiência para suas publicações, e os conteúdos fantásticos não geram resultado.

Costumamos dividir o marketing digital em 3 pilares:

• Atrair
• Encantar
• Converter

É comum as empresas aplicarem muitos esforços às etapas de encantamento e conversão e esquecerem da atração. Um dos motivos para isto ocorrer é que as equipes internas de marketing, os gestores e os empresários estão mais ligados aos produtos e sua argumentação de venda, que são a base das etapas “encantar” e “converter”.

Há empresas líderes de mercado com departamento de marketing robusto, que sabem apresentar seus produtos e se comunicar com seus clientes. Mas quando chega a fase de atração, que é mais técnica, não tem alcance. Basta acessar o Facebook de algumas marcas para ver posts com 20 ou 200 curtidas (por exemplo), o que não faz sentido se há milhões de consumidores. A mensagem está correta, mas a forma técnica de chegar ao público não. Elas contam com o impacto orgânico do Facebook, o que nunca será suficiente.

Já os pequenos negócios queimam o orçamento na criação de um site ou e-commerce, e não sobra para as campanhas de marketing digital, muito menos para patrocínio.

A atração é um processo que exige maiores conhecimentos técnicos de ferramentas de marketing digital, técnicas de marketing e conhecimento em tecnologia. Trata-se de um know how específico que se aprende na prática diária, que leva a leituras atualizadas de guias, referências e compartilhamento de informação.

 

Entraremos em contato com você
Insira seu email e responderemos em breve
Respeitamos sua privacidade