Tendências de Webdesign para 2017

Sabia que os Gestos são os novos cliques?
Quem não lembra, a não muito tempo atrás, de usuários não familiarizados com navegação em sites se esforçando para clicarem, bem no canto direito da página, para utilizarem as barras de navegação?
E também não faz muito tempo, sites “long pages” não eram considerados uma boa solução… Tudo tinha que caber na mesma tela.

Claro, que, sendo você um expert no assunto, provavelmente já estaria usando a rodinha do mouse, deslizando o dedo no air mouse ou mesmo no trackpad, ou usando as teclas do teclado.
Só isso já colocaria você muito a frente da média dos usuários comuns.

Considerando a explosão no uso de dispositivos móveis, é mais do certo que esta tendência seja cada vez mais forte e presente. Sites modernos e bem projetados em termos de usabilidade têm cada vez menos pontos para clicar e tocar e se valem muito mais da rolagem e deslizamento horizontal. Resumindo, vamos ver cada vez menos links e mais botões e áreas clicáveis bem grandes, e páginas bem longas, só esperando para serem roladas e roladas.

Ainda é muito cedo para saber se a web irá se espalhar para dispositivos com telas menores, como os smart watches, mas se isso acontecer, pode ter certeza: gestos e rolagens serão o padrão.

Ainda sobre scroll infinito: por mais que seja tendência, não me agrada. Me deixa louco não conseguir chegar no rodapé do site! Nos meus projetos, sempre prefiro usar páginas longas, mas com carregamento dinâmico via botão “ver mais”. Pra mim, as páginas (ainda) tem que ter um fim.

Usuários cada vez mais rápidos e sites cada vez mais simples também.
Hoje em dia, o usuário adulto médio é quase um especialista em navegação.
E mesmo os amadores já estão incorporando os hábitos mais avançados, como usar múltiplas abas e deslizando o dedo para voltar uma página.

O resultado é que tudo está mais rápido agora. E cada vez ficamos mais e mais impacientes.

Se você quiser aborrecer o usuário, basta fazer sua página ou site carregar lentamente, faça-o esperar mais de 10 segundos e veja o que acontece.

Entraremos em contato com você
Insira seu email e responderemos em breve
Respeitamos sua privacidade